Autor Tópico: Troca das Bronzinas..  (Lida 5111 vezes)

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
Troca das Bronzinas..
« Online: 04 de Novembro de 2008, 20:28 »
Alô galera...

Não posso chamar de mutirão porque até agora fiz tudo sozinho, mas estou postando as fotos aqui para o pessoal...

Meu carro começou com aquelas rajadinhas na 1º ligada do dia sabem??..Quando demora pra subir óleo e parece que está td solto lá dentro..
Então, resolvi abrir a parte de baixo pra dar uma olhada..

Bom, saio do trampo as 17:30hs, cheguei hoje correndo em casa e começei a destroçar a suspenção..Uma hora e meia depois deu nisso..

Visão por baixo...

Este é o quadro, meio borradinho de óleo..Tive que puxar ele na mão debaixo do carro pq na última hora o jacarezinho (macaco hidráulico) pifou...

Falta de ferramentas acaba nisso....Tive que adaptar um jeito do motor ficar no lugar..

Digamos que essa é a "vertebra" do motor..heheheh

Meu "mini" pendente..heheheh

Bom, estou com o carro a pouco mais de 2 anos e nunca precisei mexer na mecânica...Quando abri a tampa do cárter vi isso aí....
A junta é a original ainda, com o logo da GM, ela é fabricada pela SABÓ...Não sei se ainda fabricam igual a essa, mas o interessante dela é que ela tem uns anéis de metal em cada furo por onde passa o parafuso, o que limitam o aperto da tampa no motor na medida certa para não estrangular a junta. Legal né!!..Isso me levou a ter certeza do que eu imaginava...Meu motorzinho ainda é STD...

Bom soltei uma biela e um mancal e vi que realmente é STD ainda, tirei fotos mas ficaram peéssimas porque escureceu bastante e essas fotos que tirei foram com meu celular..
E esse é o cirurgião....heheheh
Só faltou o jaleco branco...

Conforme for o desenrolar da coisa vou postando fotos, acho que até o final de semana já conclui o trampo..
Amanhã vou comprar as bronzinas e trocar todas..Meu virabrequim está bonitinho ainda, não vai precisar dar nenhum passe.
Estou dando um trato no bixo pq pretendo ir para Jundiaí no encontro do dia 23, então não é legal pegar estrada com ele do jeito que estava..Vou aproveitar e encostar ele semana que vem no funeca pra dar um tapinha em uma porta que está um pouco diferente a cor..

Valeu pessoas, até +++!!  :cool:
Comodoro 1984, preciso mas não quero vender!!

Offline dick4100

• Diplomata SE
  • Pra que 16V se posso ter 6 pistões??
Re: Troca das Bronzinas..
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2008, 10:04 »
show de bola, eu sei bem como é isso pois fiz trampo exatamente igual em um cupê que tive há alguns meses atrás. Só calça bem o Opalão mexer embaixo do carro é perigoso, todo cuidado é pouco. No mais precisa ter cuidado na montagem das tampinhas de biela que tem lado e no encaixe da junta do cárter, pra não ficar vazando dpois. Abraço e boa sorte!
Marcio
Porto Alegre RS

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2008, 22:11 »
Pois é colega, todo cuidado é pouco mesmo!!..Ele está nos cavaletes e tem um macaco hidráulico segurando o conjunto motor e câmbio, além da corda de segurança...hehehe

Bom esse foi o resultado de hoje...
Troquei as bronzinas de mancal..

Essas bronzinas amassadas são "ferramentas" que tive que improvisar para poder tirar as bronzinas superiores..
Dá pra ver que algumas estavam bem gastas, mas não afetou o virabrequim.
Não consegui mexer nas de biela ainda pq tive aula na facú hoje, então encerrei o serviço ás 8:00hs..
Amanhã tem +++++

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2008, 09:17 »
Bom, sei que nimguém está vendo esse tópico mas vou continuar informando..

Já conclui o trabalho graças a deus!!...Dei um pega no sabado logo cedo e consegui montar tudo, fechei a parte de baixo na sexta de noite mesmo, embaixo de chuva e tudo e deixei para o sábado apenas a suspenção para montar..

Sabado ás 11:30hs o carango já estava andando..E como eu esperava, sem fazer um barulhinho!!..hehehe

Isso é maravilhoso!!

Offline dick4100

• Diplomata SE
  • Pra que 16V se posso ter 6 pistões??
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2008, 09:55 »
eu tava acompanhando o tópico, ja fiz uns trampos parecidos e sei como é penoso rsrs mas fico feliz q deu tudo certo e o opalão ficou tinindo! Abraço!
Marcio
Porto Alegre RS

Offline mrgdiplomata

• SÓCIO CAO
  • Collectors
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2008, 18:38 »
pela quantidade de visitas tinha bastante gente acompanhado ,mas acho que estavam igual eu esperando o resultado final.
parabens pelo trampo e pela coragem de fazer tudo sozinho.
[]s
Moacir Gimenes
Diplomata 88 - preto
(11)
não leve a vida tão a sério , afinal, você não vai sair vivo dela mesmo .
Nunca se justifique . os amigos não precisam e os inimigos não acreditam.

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:34 »
Valeu colegas..

Fiquei feliz, pensei que estava "falando sozinho"..heheheh

Não foi muito fácil, mas consegui concluir com a ajuda do meu irmão...A pior parte é montar o quadro de volta, sozinho não tem como!!

Abraços!!

Offline Alan

• Opala Pro-mod
  • >_<
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2008, 13:08 »
Eita, imagino o trabalho q deve ter dado.
Mas a satisfação final compensa.

1991

Offline zequimseiscaneco

• Diplomata SE
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2009, 19:31 »
Boa noite companheiros

FERPA, estou com o mesmo problema no meu seisão, na 1º partida do dia faz um barulho na parte de baixo e depois que apaga a luz de oleo o motor fica silencioso. Gostaria de saber se tem algum mascete para trocar as bronzinas?
Qual o torque que usa no aperto das capas das bielas? Qual o procedimento para saber qual medida de bronzina usar?
Desculpe tantas perguntas mas vou sair de ferias e quero dar um belo trato no opalão.
Muito obrigado por compartilhar sua experiencia com nos opaleiros!

Valeu

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2009, 16:53 »
Fala Zequim blza!!

Então cara, o mascete que eu tive que fazer é para tirar a parte de cima da bronzina nos mancais....Pequei a primeira bronzina que desmontei e cortei ela no meio e tirei a rebarba...Aí eu encaixava ela no virabrequim e ia empurrando a outra bronzina que ficou presa ali na parte de cima, entendeu??....Como eu não tirei câmbio e não desmontei o vira tive que fazer isso pra conseguir soltar as partes de cima das bronzinas dos mancais, a única dificuldade foi essa msm...
Dá pra ver nas 2 últimas fotos que postei, a última bronzina (da esquerda pra direita) é essa que eu cortei e amassei um pouco um lado dela....Aí eu consegui enfiar ela até a metade da circunferência quase e empurra a bronzina que estava encima...

Quanto ao torque eu não me lembro agora, mas senão me engano foi 10kg nas bielas e 13kg nos mancais...
Procedimento pra saber a medida não tem, as minhas eram STD e originais GM ainda (vem marcado atrás delas), comprei um jogo STD e troquei. Só analisei bem o virabrequim, o meu estava lisinho ainda. Se o seu tiver marcas profundas ou azulado eu recomendo dar um passe na retífica, aí a retífica vai te informar qual medida de bronzinas usar.

Blza??

Boa sorte aí na empreitada, e posta umas fotos pra nóis...

Abraços!! :cool:

Offline zequimseiscaneco

• Diplomata SE
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2009, 21:37 »
FERPA

Valeu pelas dicas, dia 01 estou de ferias e vou começar o trampo. Espero que não precise mexer no virabrequim.

Um abraço

Offline Allan-gv

• Opala Gran Luxo
  • Supercherger no Opalão!!! Meu sonho !!!!!
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2009, 21:55 »

Belo Trabalho!!!!! Excelente exemplo!!! Valeeeuuuu!!!
Diplo 88 6cc- Azul - 6x2 - w40 - comando de Omega - tucho mecânico

Offline dwios

• Collectors
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2009, 07:38 »
cara.. se todo mundo fosse esforçado pra fazer os trampos em casa... acabava essa palhaçada de mecanico passar a perna nas pessoas... ou pelo menos soubesse o que é antes de levar no mecanico ne? rs...

parabens ai pelo trampo!!

6cc rules!
QUEM RESPIRA POR APARELHOS TÁ EM ESTADO TERMINAL!!!

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2009, 13:46 »
Pô galera, valeu pelos elogios aee!!

Só me falta um lugar descente e mais ferramentas para conseguir mexer sussegado com o Opalão..Eu uso a garage de casa e minha mãe fica puuuta da vida!!...Graças a Deus o quintal é bem grande, então estou juntando uma grana pra esticar um "puxadinho" e assim poder ficar mais sussegado com a caranga..
Quero fazer um "Espaço Oficina" e decorar com uns quadros bem lokos de arrancada..hehehehe

Vamos ver daqui uns meses oq vai dar, pintando novidades eu posto aqui pra galera!!

A última novidade que tenho é a seguinte: Bye bye Diplomata :(

Mas ainda estou com o cupê 72 para restaurar...

Offline zequimseiscaneco

• Diplomata SE
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2009, 22:40 »
Boa noite pessoal

Ontem vi em um forum que as bielas forjadas da spa são torqueadas a 20N e depois aperta se mais 1/4 de volta.
No caso das bielas do opala ( originais ) não usa esse procedimento?
O torque nas bielas seria 10Kg e mancais seria 13Kg?
Alguem pode ajudar, fiquei com duvida agora

Valeu