Autor Tópico: Tutorial da Maçaneta Externa da Porta (Maçaneta Antiga Cromada)  (Lida 3006 vezes)

Offline Opala Cisco

• Opala Luxo
  • **
  • Opala Coupe 76 - "Cisco"
Tutorial da Maçaneta Externa da Porta (Maçaneta Antiga Cromada)
« Online: 11 de Janeiro de 2010, 20:20 »
Fala opaleiros de plantão...

Segue mais um tutorial , agora de como retirar a maçaneta do modelo antigo (cromada).

Primeiramente, retire a forração da porta, para isso siga os passos abaixo :

- Retire os 02 parafusos Philips na parte de baixo do puxador da porta.
- Retire a manivela do vidro (Para isso empurre um pouco o tecido para dentro para dar uma folga até que você veja uma travinha atrás dela, com uma chave de fenda fina ou uma alicate papagaio retire a trava)
- Retire o acabamento de plástico que fica na maçaneta interna (A que abre a porta por dentro)
- Em seguida vá puxando a forração até que as xupetinhas se desencaixe

Obs : Da até para tirar a maçaneta sem fazer os passos acima, mas ai como você vai ver o que está fazendo.

Em seguida localize a chapa de pressão que trava a maçaneta por dentro, conforme a figura abaixo :

Em seguida tente puxar a trava com a mão mesmo, em alguns casos sai fácil. Mas em outro utilize um pedaço fino de madeira ou encape uma chave de fenda com o pano, para servir de alavanca para não riscar a pintura e ao mesmo tempo coloque a outra mão por dentro da porta ajudando a chapa deslizar.

Obs: Não precisa tirar a chapa toda, assim que ela deslizar e seja o suficiente para a maçaneta sair pode parar e tome cuidado para não fechar a porta senão você já imagina, né ?.

Assim que você puxar a chapa ela deve ficar mais ou menos conforme a figura abaixo :

Em seguida puxe a maçaneta para fora e teremos algo como as figuras abaixo:

Bom galera, espero ter ajudado mais uma vez.

Queria aproveitar para perguntar se para eu tirar a fechadura é preciso tirar toda a estrutura do vidro ? Estou querendo lubrificar tudo e fazer funcionar, pois nenhuma porta minha está trancando ou virando a chave e em seguida vou levar para instalar a trava elétrica (150,00).
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 19:54 por renatoxxx »

Offline Opala Cisco

• Opala Luxo
  • **
.
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2010, 09:31 »
.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 19:56 por renatoxxx »

Online coupe 76

• SÓCIO CAO
  • Opala Pro-mod
Re: Tutorial da Maçaneta Externa da Porta (Maçaneta Antiga Cromada)
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 20:08 »
Renato,

Acabei de ver esse Post e está MUITO bom, mais uma vez parabéns!!

Só uma observação, retirar a alavanca do vidro é um inferno hehehe, lutei por uns 40 minutos e fui derrotado por pontos....
Levei em um cara na Duque de Caxias e ele desmontou tudo em uns 10 minutos... hehe

Não tem que desmontar o vidro não, mas dá um trabalinho... nem me arrisquei, o cara apanhou pra kk. Mas não desmontou nada do vidro, apenas a fechadura, a minha não abria por fora.

Abraços,

Coupe 76 4cc - 446; Ig Eletronica MSD 6Al, cabos MSD
Diplomata 91 6cc - W40, 6x2, Cabecote

Offline Opala Cisco

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 19:54 »
Coupe 76 e Galera,

Comprei fechadura e maquina do vidro nova (A peça que tem o cabo de aço).

Passei tanto nervoso que nem tutorial consegui fazer, mas uma coisa eu digo.

Para tirar a fechadura velha tem que retirar os braços onde corre o vidro. No meu caso tirei todo o conjunto de vidro da porta, ficou pelada pelada.

Mas para trocar a fechadura é fácil.

Solte os dois parafusos philips que tem do lado de fora e um na parte de dentro na parte onde fica o acabamento da porta.

Em seguida solte os dois parafusos da alavanca que serve para abrir a porta por dentro e solte o parafuso do suporte que sustenta o arame do pino da porta, aquele que abaixa para travar a porta por dentro.

Na hora de montar é só fazer o processo inverso e engrachar tudo.

Dica: aproveite para desentortar os arames do mecanismo, que com o tempo fica todo torto e é ai que começa os problemas de não abrir a porta, não abaixar o pino, não virar a chave e etc..

Quando eu for fazer a outra porta, prometo fazer um tutorial.

Bom mas quando eu cheguei na hora de montar a nova maquina de vidro, quase quebrei tudo, estes cabos de aço são muito chato, acho que só o cara que criou isso sabe montar, resumindo levantei o vidro e coloquei uma chave de fenda para ele não descer, igual as kombi veia.

Agora preciso levar em algum lugar para montar para mim. Alguém sabe algum lugar e quanto custa a mão de obra ?

Abraços

Online coupe 76

• SÓCIO CAO
  • Opala Pro-mod
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 21:05 »
Hahahahah....

Cara o meu eu levei em uma loja de som.

Resultado:
3 horas de serviço, 40 reias de MO e quando cheguei em casa o vidro já tava zuado. hehehe

Depois acabei levando na Duque de Caxias e arrumaram em 20 minutos...

Abraços,

Offline Opala Cisco

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2010, 10:49 »
Coupe.

Foi em que loja da Duque ? Quanto custou você lembra ?

Abraços

Online coupe 76

• SÓCIO CAO
  • Opala Pro-mod
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2010, 17:52 »

Cara fica bem em uma esquina que dá para vc entrar.... eles tem a loja na esquina e a mecânica na perpendicular.

O cara cobrou acho que R$30 pra instalar, a loja acho que é Azul.

Abraços,

Offline ledametto

• Opala
  • Caravan 81 4CC
Re:Tutorial da Maçaneta Externa da Porta (Maçaneta Antiga Cromada)
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2012, 18:06 »
Coupe 76 e Galera,

Comprei fechadura e maquina do vidro nova (A peça que tem o cabo de aço).

Passei tanto nervoso que nem tutorial consegui fazer, mas uma coisa eu digo.

Para tirar a fechadura velha tem que retirar os braços onde corre o vidro. No meu caso tirei todo o conjunto de vidro da porta, ficou pelada pelada.

Mas para trocar a fechadura é fácil.

Solte os dois parafusos philips que tem do lado de fora e um na parte de dentro na parte onde fica o acabamento da porta.

Em seguida solte os dois parafusos da alavanca que serve para abrir a porta por dentro e solte o parafuso do suporte que sustenta o arame do pino da porta, aquele que abaixa para travar a porta por dentro.

Na hora de montar é só fazer o processo inverso e engrachar tudo.

Dica: aproveite para desentortar os arames do mecanismo, que com o tempo fica todo torto e é ai que começa os problemas de não abrir a porta, não abaixar o pino, não virar a chave e etc..

Quando eu for fazer a outra porta, prometo fazer um tutorial.

Bom mas quando eu cheguei na hora de montar a nova maquina de vidro, quase quebrei tudo, estes cabos de aço são muito chato, acho que só o cara que criou isso sabe montar, resumindo levantei o vidro e coloquei uma chave de fenda para ele não descer, igual as kombi veia.

Agora preciso levar em algum lugar para montar para mim. Alguém sabe algum lugar e quanto custa a mão de obra ?

Abraços

Olha, eu troquei minha maquina do vidro...essa mesma com os cabos de aço... tirar foi fácil...como tudo..rs
Na hora de colocar, fiquei tb acho que uma meia hora tentando entender como encaixar tudo... pta complicação, mas comecei encaixar os cabos nos trilhos, ai veio o grande pulo do gato, na hora de tensionar os cabos e encaixar a maquina no lugar:
Quando os cabos estiverem nos trilhos vc vai ver que não tem como enrolar os cabos na maquina com ela no lugar... o que aconteceu (totalmente sem querer) foi que eu tava colocando a maquina ao contrario (parafusos pra dentro)... a tensão tava certinha, mas a máquina ao contrário !!
Aí tirei tudo, inverti os cabos, depois de encaixa-los vc dá um "flip" na maquina (deixa de ponta cabeça) e gira 180 graus, enrola os cabos.... qdo tiverem pré-tensionados vc vai retornar ela pra posição normal "flipando" de volta, na hora que fizer isso os cabos vão ficar tensionados e ela vai encaixar certinho na posição de montagem.

Fiquei besta de ver como é fácil montar.......depois de pegar o macete claro..rs
Os caras que cobram uma fortuna pra montar, tão cobrando CONHECIMENTO...rs
pq o trabalho manual é ridículo...rs   depois de entender, juro que montei o outro lado em acho que uns 5 minutos !!

Não ficou tão claro, pq em palavras é difícil explicar....mas garanto que se resolverem se arriscar a fazer... qdo estiverem montando e com essa explicação na mão vão conseguir entender a jogada !!

Espero que ajude !!

Abraço a todos
LEO
É nóis na Caravela !!