Autor Tópico: Restaurando Diplomata 86 4.1 (Atualizado 2/7/11)  (Lida 9785 vezes)

Offline mamox

• Opala
Restaurando Diplomata 86 4.1 (Atualizado 2/7/11)
« Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:48 »
E ae Opaleiros

No dia 06/02/2009 comprei um diplomata 1986 alcool 6 caneko 4.1
eu fiquei uns 5 meses caçando um opala pois estava com pouco dinheiro os que eu achava era tudo acima de R$9.000,00, e pra mim na época
não dava para pagar tal valor. Até que achei um por R$5.800,00, fui até barueri ver o carro e logo no primeiro dia eu jah me familiarizei com ele
eu não gostava do modelo do 86 - 87, hojé eu não troco por nada... Pois os detalhes e acabamentos não tem pra ninguém sem contar que foi o
primeiro diplomata a sair na época e hoje já é bem dificil achar um legalzinho desse modelo. Ele é todo elétrico trava, vidro, direção, ar condicionado
desembassador traseiro, desembassador dianteiro, ventuinha elétrica e tucho hydraulico.

Na verdade comprei o carro por R$5.800,00 gastei mais R$1.000,00 de documentação = O opalão saiu por R$6.800,00
O velho me empresto uma grana tmabém e consegui comprar ele sem ter q fazer divida com banco ou financiadora.

Comprei ele com a pintura um pouco queimada e em alguns pontos está gasta chegando a cor do fundo do carro. Vou detalhar tudo que já fiz nele e o
quanto eu já gastei e vou postando as fotos conforme for mexendo nele e também tudo que eu fizer de melhoraria estarei postando, no caso espero
ajudar o pessoal que estiver com o mesmo problema que eu.

1 - A primeira coisa que eu fiz foi trocar a boia do conbustivel
2 - Comprei a borracha do porta mala que só estava fechando no ferro
3 - O carro não marcava a velocidade, comprei o cabo do velocimetro que estava quebrado
4 - Refiz todo sistema de refrigeramento, sendo trocado: As mangueira que saem do radiador para o motor e a da bomba d'agua para o radiador, foi
     foi trocado a termostatica que por sorte ela travo aberta, o opalão demora muito para esquenta e não tinha um bom rendimento sem ela funcionando
     o painel não marcava a temperatura, ai já troquei tmabém o cebolão do radiador e o sensor de temperatura que vai no bloco do motor, tirei o painel
     fora, troquei todas as luzes notei que as luzes de seta não funcionavam, abri o painel na parte de trás e vi que na placa de circuito aquela verde, havia
    um dos filamentos quebrados não ocorrendo contato do circuito, fiz a solda do mesmo, tirei o sensor de temperatura calibrei ele e montei devolta,
    agora eu tinha sensor de temperatura funcionando, de combustível, velocímetro e contagiro ok, eliminei uns dos problemas.
5 – O opala veio com escape 6x2 porem da porta trazeira para trás ele tava podre e escapando ar, ai mandei refazer a parte que faz a volta no diferencial
      E deixei diretão, o barulho era lindo na lenta mas quando arrancava rajava demais, ai coloquei 2 jk cadron esportivo, o barulho fico monstro, não tem um
     Que não olhe na rua quando passo.
6 – O alternador me deixo na mão e o motor de partida também, ai mandei fazer alternador, motor de partida e o automático, troquei os tucho hydraulico
     dele, comprei as borracha das portas eliminei toda a ferrugem que eu pude, pintei para conter elas até que eu faça a funilaria e coloquei as borrachas
     novas, ai paro de entrar água pra dentro, tirei os pára-choque dele pra pintar, eliminei os podre passei massa nos buraco depois a massa fina, dei 2 mão
     de premir e por fim 2 mão de tinta fosca preta.
7 – Comprei  as polaina, borracha e a luz da placa que vai no pára-choque,  troquei eles e já deu outra aparência no carro, fiz a troca dos frisos laterais
      Também e a plaquinha do emblema diplomata.
8 – Fiz a troca de óleo, filtro de combustível e filtro de ar,  pois quando escoei o olé velho deu até medo parecia uma graxa nisso foi feito a troca dos tuchos    
      regulado as válvulas e colocado no ponto, o menino já fico com outro barulho, passo a gastar menos e andar mais.
9 – Ele veio com as rodas do Omega, todo mundo sabe q a furação é diferente e o povo insiste em por a bendita roda e pior ainda entortam o prisioneiro
     Para elas poderem entrar, fico loco com essas coisas ;D  eu tirei elas e comprei a roda com a furação certa 5x114, não quis colocar as rodas originais
     Então coloquei as rodas do new civic aro 16 onde poderia colocar peneu mais largo, mandei personaliza elas e fiz uma cor diferente do original delas
     eliminei  outro problema no caso os prisioneiros, agora o carro da balanceamento e volante não treme na estrada.
10 – Comprei a suspensão traseira completa, buchas, bandeja, mola e amortecedor e estou comprando a dianteira porem vou levar dia 15 de janeiro agora
      No mecânico para fazer a troca e eliminar problema de suspensão.

Opala 1986 4.1             R$ 5.800,00
Boia Combustivel             R$ 39,62
Borracha Porta Malas             R$ 11,96
Cabo Velocimetro             R$ 28,90
Cebolinha Sensor Temperatura          R$ 17,21
8 Lampadas Painel Opala          R$ 17,00
Documentação Regularizada          R$ 1.000,00
Escape parte traseira só cano          R$ 180,00
Conserto Alternador             R$ 220,00
Retentor bomba de combustivel          R$ 1,00
Borracha das 4 Portas             R$ 71,40
10 Prisilhas do Paraxoque Traseiro       R$ 20,20
Valvula Termostatica             R$ 28,38
2 Lata de Tinner             R$ 20,00
Tinta Fosca Preta p/ paraxoque          R$ 13,00
Primer                             R$ 9,50
12 Tucho Hydraulico             R$ 198,00
5 Litros de Oleo Lubrax Alta Quilometragem    R$ 50,00
Filtro de Oléo             R$ 24,90
Filtro de Ar             R$ 16,90
Aditivo Limpa Carter             R$ 18,99
Retifica Motor de Partida          R$ 130,00
Correia Alternador             R$ 40,00
Ajuste Direção Bomba Direção Hidraulica                    R$ 30,00
Rele Sensor Radiador             R$ 18,00
Mangueira Radiador Inferior          R$ 15,00
Mangueira Radiador Superior          R$ 21,00
2 Bieleta Esquerda e Direita          R$ 10,00
2 Fluido Raidador             R$ 6,00
Adaptador Ligar Mangueira Inferior       R$ 12,00
Supimpa 22/08/09             R$ 228,00
Supimpa 29/08/09             R$ 140,00
Par Bucha Dianteira tensor          R$ 23,22
Bandeja Traseira Direta          R$ 128,00
Bandeja Traseira Esquerda          R$ 128,00
4 Bucha                             R$ 32,00
2 Bucha Diferencial Parte da Bandeja       R$ 40,00
Jogo de Mola Traseira          R$ 140,00
Roda Liga New Civic Aro 16          R$ 1.000,00
4 Peneus Goodyer Meia Vida Aro 16 205x55x16    R$ 400,00
Cabo Embragem             R$ 24,00
Macaco Jacaré             R$ 70,00
20 Prisioneiro             R$ 80,00
Jogo de Porca             R$ 50,00
Mão de Obra troca das rodas          R$ 50,00
Automatico              R$ 90,00
Desmontagem Motor de Partida          R$ 60,00
Total:    R$ 10.750,00

PENDENCIAS:
•   Arrumar a folga na direção
•   Trocar embreagem
•   Fazer o motor
•   Comprar alguns acionadores internos
•   Por ultimo funilaria

Estarei postando as fotos de cada melhoria que estou fazendo nele, espero que gostem, abraço para todos os amigos opaleiros.

Fotos

Ai foi no dia que dei um trato nele removi o carpete do assoalho lavei ele, lavei os bancos, passei massa 1 de poli para retirar pintura queimada
E dei aquela encerada, onde recupero grande parte do brilho da sua pintura

Dia da troca do óleo, filtro de ar, combustível, troca dos tucho hidráulico e regulagem das válvulas e também colocado motor no ponto
OBS: Feito por vagnaum, um dos amigos que melhor mecânico que ele para mexer em opala ou qualquer carro não tem ;]

Troca das borracha e frisos laterais montando as borracha dos pára-choques

Akele trato akela encerada, pneu pretinho rodas de liga aro 15 ainda com a roda antiga do omega

Com as rodas novas do New Civic aro 16 Pneu 215x55x16

POR ENQUANTO É SÓ EU VO POSTANDO CONFORME VOU MEXENDO
ABRAÇO AMIGO OPALEIROS... COMENTEM!!!!
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, 11:27 por mamox »
Só quem tem 6 caneko sabe o que é opala... ^^

Offline mrgdiplomata

• SÓCIO CAO
  • Collectors
Re: Restaurando Diplomata 86 4.1
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2010, 15:20 »
parabens vi ao vivo ontem no encontro de osasco ,carro muito bom e essa frente é nervosa só naõ te vi tinha muita gente  e sem conhecer fica mais dificil.

[]s
Moacir Gimenes
Diplomata 88 - preto
(11)
não leve a vida tão a sério , afinal, você não vai sair vivo dela mesmo .
Nunca se justifique . os amigos não precisam e os inimigos não acreditam.

Offline Cocones

• Diplomata SE
  • Melhor que Opala, só Mulé!
    • Clube Opala BH
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2010, 18:05 »
Muito bonito!
Eu gosto demais deste modelo. O primeiro Opala que dirigi era um idêntico ao seu porém Coupe... até hoje sonho com ele :)
Particularmente gosto deste modelo com as Rodas Ralinho, dá um charme de epoca inigualavel :D
Só por curiosidade, segue o link do Mutirão que tem as fotos do Opala que citei:
http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=18909.0

Mas parabéns cara, tá bonito demais seu Opala. Dá gosto ver um Opala na mão de quem sabe cuidar ;)
Opala Coupe 77 250-S

email: cocones@clubeopalabh.com.br ;)

Offline marcos4.1

• Diplomata SE
  • 06 canecos na veia
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2010, 21:46 »
Tá muito lindo, só falta dar uma rasteira na nave que vai ficar mais show de bola, parabens pelo opalão.
OPALA DIPLOMATA 1988 PRETO E CARAVAN COMODORO 1989 CINZA - SIX IN LINE.

Offline mamox

• Opala
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2010, 07:27 »
Vlw pessoal agradeço pelos comentarios
estou fazendo o possivel para restaurar esse menino

;D

vi vcs la na feira também
carro de vcs estão show de bola
espero conseguir deixar o meu de pintura q nem o de vcs

so que vcs sabem que dinheiro vai q nem agua nessas belezinhas
ainda mais eu que peguei de um cara que n cuidava nada do carro
estou tendo que refazer a mecanica interita dele

na feira n conhecia ninguem praticamente
pensei que o pessoal era mais reservado la e tal mas é por falta de conhecer mesmo
a gente se ve no proximo encontro e bate um papo

estarei postando cada melhoraria que eu fizer no carro

Grande abraço a todos

"MAIS UM MEMBRO PARA EQUIPE, ESTOU TRAZENDO TAMBÉM UM AMIGO MEU COM UM 76 2 PORTAS 250-S"
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 08:01 por mamox »

Offline Julinho

• Opala Pro-mod
  • Pé-de-Pano, meu filhão!
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2010, 08:27 »
Pronto. Mais um que foi no encontro enquanto eu levava mãe e tia pra visitar minha sogra. Cacete viu! Mas aí, teu carro tá bonitão já heim... Deu outra cara pro opalão comparando com a primeira foto. Mas sou da opinião do irmão de cima: Vale dar uma socadinha nele. Aí sim fica bandido. Parabéns pelo opala e pela dedicação. Abraço (e no próximo encontro, não terá mãe nem sogra que me impeça de ir) rsrsrs

Offline mamox

• Opala
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2010, 11:13 »
Pronto. Mais um que foi no encontro enquanto eu levava mãe e tia pra visitar minha sogra. Cacete viu! Mas aí, teu carro tá bonitão já heim... Deu outra cara pro opalão comparando com a primeira foto. Mas sou da opinião do irmão de cima: Vale dar uma socadinha nele. Aí sim fica bandido. Parabéns pelo opala e pela dedicação. Abraço (e no próximo encontro, não terá mãe nem sogra que me impeça de ir) rsrsrs

Fala ae Julinho
perdeu um encontro q foi show de bola
;D

vai cola sexta agora?

abraço!!!

Offline mamox

• Opala
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2010, 11:29 »
09/01/10 – 10/01/10
E ae amigos opaleiros conforme o combinado estou aqui novamente postando uma melhoraria que fiz esse fds. Espero que gostem e que ajude quem estiver com mesmo problema
Não cheguei a comentar mas estava com problemas no meu painel, pois um dos 4 parafusos que saem do marcador de temperatura do painel que liga no circuito estava quebrado e com solda, e minha placa estava danificada também, pois tinha pontos que estavam se ligando por meio de solda. Tive um problema esses dias com aquecimento, por incrível que pareça uma junta de n sei da onde parou bem na abertura da termostatica, o opalão começou a aquecer desliguei ele esperei esfriar e levei pra casa, chegando la desmontei a termostatica e achei em baixo dela um pedaço de junta com o aquela pasta vermelha que se coloca pra vedar junta. Removi ela testei a termostatica com água quente e funcionou perfeitamente, troquei o cebolão do radiador e o sensor de temperatura também usando marca MTE Thomson. Cebolão para álcool ativando de 87° a 92º e termostatica para 90°.
Depois de fazer a troca dos sensores conferir o cabo que faz a ligação no sensor retirei o painel. Vai uma dica de como solta-lo.

Removendo Painel
•   Primeiramente retirar a tubulação de ar para ter fácil acesso aos fio em baixo do painel, se o carro for direção hydraulica solte os conectores que fica na coluna, marque direitinho com uma fita para não perder a posição são 3 conectores que terão de ser soltos, depois La em baixo na coluna solte uma tampa protetora tem 4 parafusos.
•   No local onde foi retirado a tubulação de ar acompanhando o painel terá 2 porquinha de uma lado e 2 de outro preso numa base de ferro, é onde está preso o painel essa porca se solta com a própria mão. Se o opala tiver afogador terá de soltar o interruptor para remover o painel e o interruptor do farol sai junto com painel. Tem um farafuso também perto do acrílico que prende em cima solte-o também e não se esqueça de soltar o cabo do velocímetro, colocando a mão por trás do painel nele tem uma travinha de ferro é só apertar e puxar cuidadosamente o cabo. Após retirar as 4 porcas atrás do painel e mais o parafuso perto do acrílico empurre de dentro pra fora o painel
Tomando cuidado com o chicote e os conectores que estão ligados.
•   Após soltar o painel para retira-lo, na coluna tem 2 porca tamanho 17, retire-as para que a coluna desça e ai você terá fácil acesso para remover o painel.

Depois que removi fui dar um pulo num cara perto de casa que mexe com velocímetro, ele falo que ia me arrumar por 90 reais um marcador novo de temperatura, só que lembrei de um desmanche ali perto e fui dar um pulo La, chegando lá o cara me disse que já tinham retirado todos os painéis de opala mas falou para eu dar uma olhada nos opala e vê se tinha algo que me interessa-se, lá pra trás avistei um opala 88 largado ao tempo, vi o painel dele e reparei que estava bem conservado, meu opala é 86 mas está com painel do 88 ai como era o mesmo e o original eu estava tendo problemas para achar acabei negociando com o dono do desmanche e levei o painel para retirar as peças dele me saiu por  R$150,00 com a placa de circuito em perfeito estado os marcadores tmabém a única coisa é que estava sujo.
Fui para casa continuar mexendo nele, me falaram par anão mexer na placa de circuito no caso remover ela para colocar no meu painel, falaram que por estar velha e ressecada eu poderia danifica La. Mas como eu so teimoso não aceitei colocar o painel sujo.
Comecei a mexer no painel as 00:12 desmontei todos os marcadores, removi a placa de circuito com muito cuidado, usando palito de dente e uma chave de fenda bem pequena, fui removendo a placa das travas levei uns 40 minutos para retirar ela, pois fiz cuidadosamente para não acontecer nenhum problema. Após remove-la lavei o fundo com sabão neutro e limpei os marcadores com pano humido, e a placa limpei com pano humido também. Depois sequei bem com secador o fundo branco e comecei a montagem utilizei peças do meu painel e a do que comprei. A única coisa que não funcionou do painel que eu comprei foi o conta giro de resto tudo ok. Terminei de mexer no painel era 05:30 já não agüentava mais ver painel ehehe virei a noite mexendo no carro pergunto se fiquei de saco cheio? Que nada pra mim isso é um passa tempo e faria de novo se preciso.

SEGUE AS FOTOS DA RECUPERAÇÃO DO PAINEL

Desmontando o painel de instrumento

O IDEAL É MANTER O LOCAL BEM LIMPO E ORGANIZADO PARA FAZER O SERVIÇO. AQUI ESTÃO SEPARADOS OS SOQUETES DE LUZ, COMPREI TUDO LAMPADA NOVA TMABÉM PHILIPS.

AQUI DA PARA VER A SUJEIRA NO PAINEL, EU NÃO QUERIA COLOCA-LO DESSE JEITO POR ISSO RESOLVI DESMONTAR TUDO LIMPAR E MONTAR NOVAMENTE

AQUI EU JÁ REMOVI O CIRCUITO FOI A PARTE MAIS CHATINHA ONDE TEM QUE TOMAR BASTANTE CUIDADO PARA NÃO DANIFICAR A PLACA

LOCAL DE TRABALHO FOI NA COZINHA EHEHE APROVEITANDO QUE OS VEIO FOI VIAJAR DEU PRA MEXER NO CARRO SEM INCHEÇÃO DE SACO SHAHSHAS

ESSA FOI A PARTE QUE USEI SBÃO NEUTRO E UMA ESCOVA PARA LIMPEZA DA PEÇA

MONTAGEM

PAINEL MONTADO

Por enquanto é só comentem ai amigos opaleiros ;p, pesso desculpa pela qualidade das fotos pois minha câmera digital deu defeito e tive que tirar foto com celular. Semana que vem vou encostar para fazer suspensão ai posto mais fotos.

Offline dwios

• Collectors
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2010, 13:44 »
cara.. esse modelo de opala na minha opiniao é o mais bonito!! conserve bem ele!!
QUEM RESPIRA POR APARELHOS TÁ EM ESTADO TERMINAL!!!

Offline mamox

• Opala
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2010, 13:47 »
pode deixar que mais do que eu cuido impossivel
vou ver esse carro ainda como se tivesse saido da fabrica

vou fazer funilaria e pintura ainda

;D

abraço!!!

Offline JhonCarreira

• Opala Especial
  • *
  • Opala DeLuxo 1974 4cc com Pimenta
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2010, 14:51 »
Show de bola...
Brother, como fez com as rodas?
Entrou na boa?
Usou espaçador?
Mudou os prisioneiros?
Pega em alguma coisa?
Abs
Jhon Carreira
Caravan Diplomata 4.1/S 1990 - Em boas mãos!
DeLuxo Sedan 1974 - 2.5 com P

Offline mamox

• Opala
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:02 »
Show de bola...
Entrou na boa?
Usou espaçador?
Mudou os prisioneiros?
Pega em alguma coisa?
Abs

Cara na verdada foi assim
o opala faz menos de 1 ano q eu to com ele
e ja consegui fazer bastante coisa

ele veio com roda do omega aro 15 furação 5x110
no que resulta em zica na furação do opala
dava para adaptar mas eu queria por roda maior

fui numa loja perto de casa
e o cara me disse q a roda do new civic entrava nele
furação 5x114,3 perfeito,sem ter q adaptar nem nada
mes prisioneiros estavam tudo torto pra dentro para servir a do omega
mandei trocar tudo, prisioneiro e porca

e mandei personaliza a roda do civic colocando preto dentro
e as faixa mandei diamantar, e coloquei simbolo da chevrolet no meio

pode fazer sem medo pois as rodas n pegam nele nem raspam
perfil pneu 205x55x16 e n tenho problema nenhum pelo contrario
tenho mais estabilidade do q antes

espero ter ajudado

grande abraço!!! e vlws pelo comente muito me criticam pela roda

Offline JhonCarreira

• Opala Especial
  • *
  • Opala DeLuxo 1974 4cc com Pimenta
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:13 »
Show de bola...
Entrou na boa?
Usou espaçador?
Mudou os prisioneiros?
Pega em alguma coisa?
Abs

Cara na verdada foi assim
o opala faz menos de 1 ano q eu to com ele
e ja consegui fazer bastante coisa

ele veio com roda do omega aro 15 furação 5x110
no que resulta em zica na furação do opala
dava para adaptar mas eu queria por roda maior

fui numa loja perto de casa
e o cara me disse q a roda do new civic entrava nele
furação 5x114,3 perfeito,sem ter q adaptar nem nada
mes prisioneiros estavam tudo torto pra dentro para servir a do omega
mandei trocar tudo, prisioneiro e porca

e mandei personaliza a roda do civic colocando preto dentro
e as faixa mandei diamantar, e coloquei simbolo da chevrolet no meio

pode fazer sem medo pois as rodas n pegam nele nem raspam
perfil pneu 205x55x16 e n tenho problema nenhum pelo contrario
tenho mais estabilidade do q antes

espero ter ajudado

grande abraço!!! e vlws pelo comente muito me criticam pela roda

Então, a do civic cai como uma luva mesmo, assim como rodas 5 furos da Cherokee, Mitshubish, Ranger e por ai vai.
Acontece que estou com um jogo de Winner 5 e estou com um pouco de dificuldades com relação a raspar.
As rodas são largas de natureza e pra ajudar to andando com 215/55 na frente e 235/55 atraz, meu carro pela idade usa prisioneiros menores que os modelos mais modernos (80 em diante) logo, vou ter que usar - acredito - pelo menos 2 espaçadores em casa roda dianteira, trocar os prisioneiros e pelo menos 1 espaçador atraz.
Para trocar os prisioneiros foi de boa? Te estruparam pra fazer esse serviço?
Valew!

Ps.: As rodas do civic com este acabamento ficaram show, ao meu ver e gostio, só precisar por pra sentar um pouco... hehehehe

Abs

Jhon Carreira
Caravan Diplomata 4.1/S 1990 - Em boas mãos!
DeLuxo Sedan 1974 - 2.5 com P

Offline mamox

• Opala
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:17 »
então cara tem um mecanico aqui q manja bastante dessas parada se quiser posso tah passando o telefone e o endereço
dele, n fiko cara os prisioneiros n foi R$80,00 pra troca todos e mais 50 de mao de obra
tenho medo de rebaixa e zua as longarina dele=x

Offline Alan

• Opala Pro-mod
  • >_<
« Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2010, 08:11 »
Curto bastante esse modelo.
Ele pretao é estilo bandido.
Eu so trocaria essas rodas de Omega por umas de 92 pratas ou um outro modelo 17.

1991