Autor Tópico: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt  (Lida 5843 vezes)

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Online: 21 de Fevereiro de 2010, 15:37 »
Amigos opaleiros,

Meu carro usa injeção eletrônica a mais de um ano e desde a primeira instalação até agora, muita coisa aconteceu e mudou!
Devido ao interesse de alguns amigos sobre este tema, resolvi contar a vocês o que eu já fiz no carro até agora. Espero que seja de utilidade para vocês.

O módulo que eu uso é o mais barato do mercado, mas que oferece tudo e mais um pouco que os módulos mais caros oferecem. Utilizo a Megasquirt, e de lá para cá já usei vários processadores e códigos disponíveis (na Megasquirt você tem a opção do processador MS1, que é o primeiro passo e o MS2 que é mais aprimorado. Você também pode atualizar código do processador e aproveitar das funcionalidades implementadas em cada novo código).

Vou tentar explicar de uma forma bem clara e simples o que eu fiz. Não se trata de um passo a passo, até para não ficar muito extenso, mas sim um exemplo de instalação. Certamente aqueles que tiverem dúvidas, por favor fiquem a vontade em perguntar. Boa Leitura!  :wink:

A foto acima é a da ultima atualização. O carro hoje trabalha com um corpo de injeção (TBI) Holley de dois bicos de baixa impedância de 65lb/hr @ 1,5bar, duas borboletas de 43mm com sensor de posição de borboleta (TPS) e atuador de marcha lenta (Stepper).
Os bicos são acionados por um driver peak and hold, que é uma placa adicional a megasquirt. Esta placa é opcional, a Megasquirt possui um recurso chamado PWM para controlar a corrente aos bicos de baixa impedância.

Eu usei o próprio coletor do 3e, com um bom retrabalho para encaixar a holley. O que fiz é semelhante ao que outras pessoas fazem para instalar carburadores weber 40.
O sistema é o conhecido com EFI, usado no Kadett, Monza, Gol e outros carros que utilizam tbi com bicos acima da borboleta, onde o combustível é disperso no coletor do carro, o mais apropriado ao meu carro. Como alguns já devem saber ou ter lido, a configuração de um bico por cilindro e as portas siamesas dos cabeçotes do opala não se dão bem. Exceto se usar injeção seqüencial ou algum recurso para portas siamesas, mas isso é uma outra história.

Hoje além do controle de combustível, o módulo controla a ignição do carro. Para isso eu aposentei aquela caixinha bosch e o distribuidor por relutância variável (vulgo aranha) e instalei um distribuidor com sensor hall, sem avanço centrífugo ou a vácuo. É o módulo também que aciona a bobina.

Nem sempre eu usei a TBI da holley da foto acima. No começo eu queria alguma coisa barata, até porque eu nunca tinha instalado uma injeção eletrônica na vida. Então eu segui os passos de outros amigos opaleiros e instalei um corpo de borboleta do Kadett/Monza, que possui uma borboleta de 44mm juntamente com um bico Delphi 4864 para álcool de 85lb/hr @ 2,0bar.
Como eu não queria gastar muito, apenas fiz uma flange para instalar ela no coletor para 3e. Este era o caminho! Abaixo a foto da flange.

Abaixo fotos do conjunto montado. Usei também um sensor de temperatura de água (GM), um sensor de temperatura do ar (GM), bomba elétrica externa do monza, um filtro e pré-filtro de combustível e uma sonda lambda aquecida (apenas para pequenas correções, não uso para regular a injeção. Para ajustar a injeção o correto é a sonda wide band de cinco fios e condicionador).

O sistema funcionava muito bem. Depois de acertado o carro ficou muito bom de andar e bem melhor do que meu carburador velho. Não tinha desempenho (afinal estava usando a tbi do monza 2.0 eu já imaginava), não ficou econômico (fazia 5km/lt) quanto eu pensei que ficaria, mas o mais sério é dava falta de combustível em alta rotação.
Para resolver o problema da falta de combustível eu poderia aumentar a pressão da linha de combustível ou acrescentar um novo bico. Por alguns dias eu usei 2,5 bar, mas era pouco e não queria aumentar mais (Apesar de casos de opaleiros usarem 3 ou 3,5 bar).
Foi então que resolvi colocar mais um bico!

Todo bom monzeiro ou kadetteiro que usa turbo sabe desta manha! Funciona bem! Obrigado Galvão pela idéia!

Depois disso o carro ficou muito bom, não dava mais falta e andava bem! Eu confesso que pensei várias vezes eu tirar o conjunto acima para ir para a holley, mas a TBI estava em casa a um tempão olhando para mim.
Primeiro passo foi decidir que tipo de coletor de admissão usar e estava querendo colocar um Engine ou Clifford com um adaptador para a holley, mas depois de ver que teria que recuar o servofreio pensei melhor e não comprei. Eu também pensava num carro mais civilizado e normalmente se usam estes coletores para muita cavalaria, não é o caso para este carro, este fator foi decisivo, muito mais que recuar o servofreio.
Resolvi trabalhar o próprio coletor 3e, vejam as fotos.

Vocês podem ver através da foto acima que apenas queria um pouco mais de fluxo de ar!

O resultado final pode ser visto nas fotos abaixo. Agora é organizar melhor alguns fios e colocar o escape!

Vídeo do funcionamento
http://www.youtube.com/watch?v=kj36swjNpag

Fotos da instalação da holley
http://www.jcconsult.com.br/tbiholley/

Fotos da instalação da tbi de monza
http://www.jcconsult.com.br/injecao41/

Obrigado!
Juliano

Offline Miralis

• SÓCIO CAO
  • SS 4100
Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 16:29 »
Onde vc conseguiu a TBI da Holley?? Qual foi o preço??
Diplomata 87 6cc. Autom.     Caravan SS 78 6cc.            
 [|__|_|=====|_|__|]       [|O|########|O|]

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 19:11 »
Eu troquei com outro amigo por um carburador holley. Mas pode ser encontrar na Summit (http://www.summitracing.com).
Existem algumas opções no ebay, que são as TBI's usadas nos chevys 4.3 v6 e 5.7 v8. São TBI's iguais a minha, mas da marca Rochester.

abs,
Juliano

Offline fabiodiplomata85

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2010, 16:23 »
Parabens pelo projeto bem feito hoje como esta o consumo mudou alguma coisa vc anda no alcool correto?

Offline dwios

• Collectors
« Resposta #4 Online: 04 de Março de 2010, 21:57 »
mano.. que doido cara.. dificil achar alguem que tenha conseguido acertar injeção no 6c. parabens pelo trampo!!

eu tenho vontade montar a injeção, mas com 6 bicos.. um pra cada cilindro.. pra rodar com comando 288 ou 296 .. mas.. é vontade.. vamos ver!!
QUEM RESPIRA POR APARELHOS TÁ EM ESTADO TERMINAL!!!

Offline zequimseiscaneco

• Diplomata SE
« Resposta #5 Online: 04 de Março de 2010, 22:25 »
thejsanches

Colega, poderia passar detalhes da instalação do bico adicional na lateral da tampa da TBI?

Obrigado.
Diplomata 89 EFI 
Mega squirt MS1
Controle injeção e ignição,
Staged mode

http://www.msbr.com.br/forum/index.php?/topic/1982-diplomata-41s/

Offline mad6cilindros

• Opala Especial
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2010, 13:57 »
ae  sem palavras show de bola ,tanto a apresentação quanto o capricho nos detalhes,só me elpolguei mais ainda para injetar o meu,pode saber que quando começar o meu projeto vou te importunar muito com dicas e soluções Abraços!!!

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2010, 19:07 »
Pessoal,

Obrigado por todos os comentários!! Vou responder as perguntas em lote, ok?
Para aqueles que estão interessados, também vou instalar um motor de silverado completo num coupê que eu tenho e não vou usar o módulo original, vou de megasquirt.

Segue:

*O melhor consumo que eu consegui até hoje foi por volta de 6km/lt, sendo 80% álcool e 20% de gasolina. O motor é original á gasolina. O carro ficou bem mais liso e gostoso de dirigir de quando com carburador.
Não mudei pistões ou nada até agora. Apenas injeção e ponto.

*Se for colocar injeção no opala 6 cilindros vá de EFI (injeção com bicos antes da borboleta, como Kadett, Monza, etc). Só tente MPFI (um bico por cilindro antes da válvula de adm) se for usar cabeçote de omega ou silverado. Os dutos siamêses matam o projeto. Exceto se usar injeção sequencial.

abs
« Última modificação: 05 de Março de 2010, 19:13 por thejsanches »
Juliano

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2010, 19:12 »
thejsanches

Colega, poderia passar detalhes da instalação do bico adicional na lateral da tampa da TBI?

Obrigado.

Eu levei num torneiro e pedi para ele fazer uma rosca ali na lateral da TBI, só isso. O resto foi com ele.
Expliquei a ele como eu queria, que não deveria raspar na tampa de cima, posição da entrada de combustível, etc. Ele fez a rosca na tbi e usinou um pouco o suporte do bico auxiliar para encaixar, além de trocar a rosca do suporte também. Talves pq ele não tinha o macho da rosca que veio.
Ele me cobrou R$ 60,00 para fazer isso. Paguei R$ 16,00 no suporte do bico adicional.
Não espere potencia com isso, fica aquém do original. Mas fica liso e sem buracos!
Dá para usar tanto em modo simultâneo (ambos pulsando juntos) ou em modo staged (entra depois de X rpm ou X vácuo/boost, etc.)

abs,
« Última modificação: 05 de Março de 2010, 19:18 por thejsanches »
Juliano

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2010, 19:14 »
ae  sem palavras show de bola ,tanto a apresentação quanto o capricho nos detalhes,só me elpolguei mais ainda para injetar o meu,pode saber que quando começar o meu projeto vou te importunar muito com dicas e soluções Abraços!!!

Fica a vontade!
Juliano

Offline sandroca

• Opala
  • Agora de opala 72 coupe
« Resposta #10 Online: 05 de Março de 2010, 22:19 »
Amigo, muito bacana sua injeção meus parabéns.
Vou injetar meu opala 4cc, você aconselharia eu usar tudo igualzinho o seu com tbi de monza e os mesmos sensores?

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #11 Online: 05 de Março de 2010, 22:47 »
No quatro cilindros a tbi do monza deve ficar boa! Possui uma borboleta de 44mm.
Mas a potência teórica desta tbi é de até 110cv.
Juliano

Offline Miralis

• SÓCIO CAO
  • SS 4100
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2010, 17:41 »
Pesquisei essa TBI na Summit e ela tem uma vazão de 670 cfm!!!

É coisa pra caralh.....

Teu carro deve estar andando muuuito hein??

Offline thejsanches

• Opala Luxo
  • **
« Resposta #13 Online: 06 de Março de 2010, 20:30 »
Realmente muda o carro. O que não ajuda é que meu carro não tem escape descente, então em alta não fica tão bom. Estou preparando escape novo e comando de omega, vamos ver como fica.
Juliano

Offline Miralis

• SÓCIO CAO
  • SS 4100
« Resposta #14 Online: 06 de Março de 2010, 21:15 »
Foi vc mesmo que montou tudo ou precisou de auxílio???