Autor Tópico: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt  (Lida 6240 vezes)

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Offline thejsanches

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #15 Online: 06 de Março de 2010, 22:31 »
Sim, montei tudo. Desde o módulo (soldagem, chicote, etc), instalação dos sensores, bomba, etc.
É comum precisar de ajuda para configuração do módulo, mas existem vários foruns para isso, um deles mantidos por brasileiros e hospedado aqui.
Juliano

Offline Cezar

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2010, 10:35 »
Olá amigo!

Só uma pergunta...não tem haver com a injeção não...

Seu alternador é de Astra 120A?
Você colocou ele invertido? A parte com 1 apoio virada para o motor e a parte dos dois apoios para fora??

Ah! Parabéns pelo serviço, ficou joia!

Abrs!
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Offline thejsanches

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2010, 11:03 »
É um alternador usado pela GM de 100A, não sei de qual carro. Eu coloquei invertido sim. Foi colocar e parafusar, sem complicações.
Juliano

Offline Cezar

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #18 Online: 28 de Maio de 2010, 11:18 »
Opa! Obrigado pela dica!  :cool:
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Offline Miralis

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #19 Online: 28 de Maio de 2010, 11:37 »
Oq vc fez com a TBI antiga??
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Offline thejsanches

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #20 Online: 28 de Maio de 2010, 12:19 »
Vendi para alguém de SP/SP.
Juliano

Offline Allan-gv

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2010, 19:57 »
Citar
Ele me cobrou R$ 60,00 para fazer isso. Paguei R$ 16,00 no suporte do bico adicional.
Não espere potencia com isso, fica aquém do original. Mas fica liso e sem buracos!
Dá para usar tanto em modo simultâneo (ambos pulsando juntos) ou em modo staged (entra depois de X rpm ou X vácuo/boost, etc.)
abs,

The Sanches, muito bom seu tópico, porém vc me deu uma ducha de água fria com esse comentário em relação a TBI de monza sobre potência e consumo. Melhor partir logo para uma TBI Holley.

Duas perguntas:

Esse TBI, não é a mesma que vêem nas Blazers 4.3 V6???

E se eu quiser turbinar, por onde vai passar o ar em cima dessa TBI ???

Pois parece que ela é bem fechadinha em cima, diferente do TBI de monza.


Desculpe as perguntas, mas, estou montando e pareí por causa desse tópico, então já viu, né.

No aguardo.

Abraços e parabéns pelo projeto.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 20:03 por Allan-gv »
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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #22 Online: 08 de Julho de 2010, 20:29 »
Citar
Ele me cobrou R$ 60,00 para fazer isso. Paguei R$ 16,00 no suporte do bico adicional.
Não espere potencia com isso, fica aquém do original. Mas fica liso e sem buracos!
Dá para usar tanto em modo simultâneo (ambos pulsando juntos) ou em modo staged (entra depois de X rpm ou X vácuo/boost, etc.)
abs,

The Sanches, muito bom seu tópico, porém vc me deu uma ducha de água fria com esse comentário em relação a TBI de monza em relação a potência e consumo. Melhor partir logo para uma TBI Holley.

Duas perguntas:

Esse TBI, não é a mesma que vêem nas Blazers 4.4 V6???

E se eu quiser turbinar, por onde vai passar o ar em cima dessa TBI,??

Pois parece que ela é bem fechadinha em cima, diferente do TBI de monza.


Desculpe as perguntas, mas, estou montando e pareí por causa desse tópico.

No aguardo.

Abraços e parabéns pelo projeto.





Muito cuidado em analise superficial,

A TBI das SS10 tem 02 borboletas devido seu coletor ser subdivido em dois,
e nao necessariamente as 02 borboletas alimentarem simultaneamente um unico cilindro.

Nao adianta colocar borboleta enorme, onde ultrapassa o tamanho da valvula,
pois nao tera nenhum guanho e  tera uma pessima progressividade de aceleracao.
No Omega a borboleta e'grande pois ele se encontra a 1,3mtr do cilindro mais distante.
bem diferente do OPAA que o cilindro esta colado na TBI.

Cuidado borboleta grande nao tem nada relacionada a maior economia mas e ' justa contrario
por gerar aceleracao brusca desnecessaria.

Sobre o diametro da TBI do MONZA, nao ha estrangulamento quando turnbinado, pois tem o mesmo diametro
da saida do compressor e dos mangotes.




Offline Allan-gv

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #23 Online: 08 de Julho de 2010, 20:43 »
Boa noite A_Galvão,

vc é a pessoa mais indicada para responder, uma vez que tem o carro turbo e usa esse TBI, porém, no cometário do Thesanches ele diz que com 02 bicos, um original da TBI e outro extra o carro fica aquém do original!!!!!!!! Poxa, tô acostumado com Weber 40, gostaria de sua opinião.
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Online a_galvao

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #24 Online: 09 de Julho de 2010, 00:02 »
Boa noite A_Galvão,

vc é a pessoa mais indicada para responder, uma vez que tem o carro turbo e usa esse TBI, porém, no cometário do Thesanches ele diz que com 02 bicos, um original da TBI e outro extra o carro fica aquém do original!!!!!!!! Poxa, tô acostumado com Weber 40, gostaria de sua opinião.


Quando restarem duvidas, encontrara toda resposta analizando tecnicamnete.
- a menor seccao na admisao deve ser no minmo 80% da area da VALVULA de admissao.
- no 6Cilindro ha cruzamento de admissao durante 1/3 da fase de admissao do cilindro.
- o cruzamento nao sao concorrente e sim sao complementares entre fases, assim nao exigido muito maior vazao.
- sendo assim, 80% da area sera 34mm. aplicando uma borboleta de 44mm ha o excedente de 22%.
este excedente de 22% aproxima do excedente para o cruzamneto de admissao.
- na W-40, apos 50% a borboleta deixa de exercer a restricao e a restricao se faz pelo proprio venture (venture de
 29mm).  Se nao tiver comando de baixo lobe, este carburador apenas lhe da falsa sensacao de potencia.
- a tbi de 44mm equivale a 2 borboleta de 32mm, assim nao sera brusca na aceleracao quando a 40mm da w-40.
porem entregara maior potencia pois sera equivalente a 2 venture de 32mm, enquanto na w-40 sao apenas 29mm

Offline jrbeto

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:35 »
Fiquei na duvida, a TBI é o não a mesma do Vortec 4.3 V6

Offline Felipe

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2010, 17:49 »
Fiquei na duvida, a TBI é o não a mesma do Vortec 4.3 V6

Não é, o nome correto no caso da vortec  é corpo de borboleta uma vez que não há bicos de injeção acoplados nele

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Offline thejsanches

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2010, 18:12 »
Amigo,

Esta TBI que usei é sim usada nos motores 4.3 como upgrade, mas não nos motores dos nossos carros. A S10 brasileira tem o mesmo 4.3 mas com seis bicos, nos EUA alguns motores 4.3 e 5.7 por exemplo usam TBIs como essa com diferença no tamanho do bico.
A minha possui duas borboletas de 43mm e meu cabeçote possui válvulas de 1.94" na admissão, mas mesmo com as válvulas de 1.75" a aceleração era gradual, mas para chegar nisso usei um sistema de alavanca mais suave.

abs,
Juliano

Offline Licínio Jr

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2010, 21:35 »
Thejsanches, vi que você como a maioria das pessoas colocou o sensor de temp. do ar da admissão na entrada da TBI, mas no manual da Fueltech eles falam pra colocar o sensor parafusado no coletor. Agora fiquei na dúvida.

Offline Felipe

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Re: Injeção eletrônica no Opala 6 cilindros - Megasquirt
« Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2010, 21:57 »
Thejsanches, vi que você como a maioria das pessoas colocou o sensor de temp. do ar da admissão na entrada da TBI, mas no manual da Fueltech eles falam pra colocar o sensor parafusado no coletor. Agora fiquei na dúvida.

Quando se usa injeção monoponto o sensor de temperatura do ar tem que ficar antes do bico pra não acusar leitura errada causada pelo combustível presente na mistura, nem pelo aquecimento do coletor

No caso do thejsanches, apesar de ter 2 bicos, a injeção ainda é monoponto pois é feita de forma central para todos os cilindros

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