Autor Tópico: Conheçam o Velho 71!!! Matéria (texto e fotos)  (Lida 16037 vezes)

Offline GIANT

• SS 4100
  • GIANT King of the Caravan´s
Conheçam o Velho 71!!! Matéria (texto e fotos)
« Online: 14 de Outubro de 2008, 14:49 »
Pessoal, devido problemas no site, vou colocar aqui a matéria do Opala do Catarino para que todos tenham a oportunidade de conhecer este lindo Opala... Lembrando, que domingão ele estará no encontro do CAO.

Diretores, se possivel, coloque este tópico como fixo! Grato!

ELE ESTÁ PRONTO! CONHEÇAM O “VÉIO 71”

Quem já não ouviu falar do famoso “Véio 71”? Acredito que todos do fórum já ouviram falar deste lindo Opala 1971 do Catarino. Todos acompanharam a história deste carro, e agora ele está prontinho, rodando nas ruas de São Paulo. Tudo começou quando um amigo  ligou  informando de um Opala que estava abandonado no bairro onde morava. Catarino logo se interessou em  ver o carro. Chegando ao local, mesmo de longe, rapidamente percebeu  que não seria uma tarefa fácil. O carro estava completamente abandonado, só a carcaça, sem frisos,  acabamentos  e sem nenhuma mecânica. Mesmo assim, sem saber o porque, resolveu vê-lo mais de perto. Mas não adiantava, a cada passo dado em sua direção pior o carro ficava. Já desiludido e pronto para desistir, do nada surgiu um senhor esbravejando aos berros do fundo de uma loja,  chamando o velho carro de  lixo e reclamando do estorvo que estava lhe causando. Chateado e indignado com a situação,  perguntou ao  rabugento se ele conhecia o dono do carro. Tratava-se de  uma  velha senhora viúva, que morava ali mesmo e estava muito chateada com toda aquela situação. Inclusive logo informou que já tinha vendido o carro a um carroceiro, que estava tentando arrumar um machado para picotá-lo e retirá-lo do local. Neste momento, resolveu fazer uma proposta a simpática senhora: pagaria R$ 450,00 e retiraria o carro naquele dia. Negocio fechado, a  carcaça foi guinchada para sua casa. Transportada como se fosse uma criança ou o seu bem mais valioso. Ao chegar em casa com o Opala, sua esposa olhou o estado deplorável do carro e quis reclamar, mas na hora vendo a felicidade do nosso companheiro, pensou bem e resolveu deixar pra lá. Assim começa a caminhada. Principalmente com a ajuda deste Fórum, nosso parceiro foi aprendendo muito  sobre  Opalas, restauração e preparação. Assim deu inicio a restauração do monobloco e a montagem e preparação  mecânica. Desde o começo da restauração, de acordo com as fotos que Catarino sempre colocou no nosso fórum, vimos que não seria um simples Opala, mas sim “O” Opala. Pintura especial, suspensão Air Lift (importada USA -  independente nas 4 rodas), mecânica 4.4, rodas Tsuya aro 18, teto de vinil e bancos em couro.

Test Drive Inesperado!

Durante a sessão de fotos perguntei ao Catarino se ele podia dar uma volta com o Opala para curtir um pouco o carro, sentir como estava. Me dirigindo para o lado do passageiro o Catarino diz “Leandro, vem você dirigir, senão não tem graça”. Claro, não pensei duas vezes. Com meus 2,05m de altura me atrapalhei ao sentar devido o banco estar configurado para uma pessoa de 1,50m (brincadeira Catarino.....rs). Ao sentar já deu pra sentir o conforto dos bancos em couro. Ao ligar o carro, o lindo ronco do 6x2. Colocamos a suspensão no nível 03 de altura (bem baixo) para ver como ele se comportava mais rebaixado. Carro bem duro, mas ideal pra curtir  em retas com um bom asfalto. Dito e feito, ao entrar na  Av da Raia Olimpica da USP,  uma reta com uns 500 metros, Catarino me intima a acelerar de verdade o carro. Claro, com seus 285 cv (estimados) colei no banco e o carro arrancou muito forte. Interessante que mesmo com comando 276, o motor fica muito estável em baixa rotação, sem embaralhar, e quando exigido, ele sobe rápido de rotação (maravilhoso essa parte....rs...). Na volta, colocamos a suspensão no nível 05, ideal para rodar neste “maravilhoso” asfalto de São Paulo. O Opala fica confortável e firme, sem tirar a esportividade da suspensão.
Dirigir este carro foi parte da realização de um sonho pessoal desta “pequena” pessoa que vos escreve. Eu particularmente acompanhei toda restauração do carro pelo fórum do C.A.O. Nunca imaginaria dirigir o
Véio 71. Valeu Catarino!!!!

Galera, pessoalmente este carro é muito mais lindo do que nas fotos. A Humildade de João Catarino, torna este carro ainda mais belo.

Veja abaixo a ficha técnica do Véio 71

Modelo: Opala de Luxo
Ano de Fabricação: 1971
Nome do Pimpão: Véio71
Proprietário: João Catarino
Veneno:  by Allen Preparações
Motor : 250S Alcool
Cilindrada : 4.400
Pistões : 4cil original
Anéis :original
Bronzinas :original
Bielas :original
Virabrequim:  original balanceado
Bomba de óleo: original retrabalhada pela Allen
Pressão de óleo: original
Volante do motor: by Allen
Cabeçote: de Ferro versão 586
Veneno do cabeçote: Magrão by Allen
Junta de cabeçote: FeLPro
Comando:  276
Válvulas: Chevrolet Brasil
Molas de cabeçotes: original
Varetas:  original
Tuchos:  mecânico
Alimentação: weber IDF 40 mm (Espanhola)
Bomba de combustível : original retrabalhada pela Allen
Coletor de admição:  Alumínio-Engine
Coletor de escape: 6x2  - by German
Bobina:  Gol Mi
Cabo de velas: 8.8mm
Velas : NGK
Platô: Displatô desenvolvido especialmente para o Veio
Câmbio:  Opala 92 (5 marchas)
Diferencial: Dana
Suspensão:  Air Lift -  importada USA -  independente nas 4 rodas
Amortecedores: retrabalhados by Allen
Freio : a disco nas 4 rodas- Opala 92
Rodas : Tsuya aro 18
Pneus dianteiros : 215x45x18
Pneus traseiros :225x45x18
Volante: Banjo
Relógios:  Cronomac

Agora, a sessão de fotos da máquina

Criador e Criatura

Fotos: Leandro GIANT
Texto: Leandro GIANT e João Catarino
GIANT[/b][/color]

Desopalizado...... mas, uma vez Opaleiro, SEMPRE opaleiro

Offline GUINAVARRO

• COLABORADOR
  • Opala Pro-mod
  • Arte suave sempre.
Re: Conheçam o Velho 71!!! Matéria (texto e fotos)
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:09 »
Não tem o que ser dito além de meus parabéns...........

Acabei com um teclado novinho baralho....

Offline dwios

• Collectors
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:41 »
pouts nem fale.. to passando um paninho aqui pra ver se funciona de novo o meu teclado!! rs..

nao tem comentarios.. deixa perguntar.. essa suspensao é regulagem automatica?
QUEM RESPIRA POR APARELHOS TÁ EM ESTADO TERMINAL!!!

Offline FERPA

• Opala Pro-mod
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:42 »
Que máquina maravilhosa!!

Catarino, parabéns a dedicação e bom gosto!!..Show de bola..

Apenas uma coisa que eu faria: Pintar os "vincos" das lanternas, dos frisos acima e abaixo do chapão traseiro e piscacego de preto como os originais..

Obs. A penúltima foto, dele socadão, tá muuuuito loka!!

Parabéns novamente... :cool:
Comodoro 1984, preciso mas não quero vender!!

Offline GIANT

• SS 4100
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:05 »
Deixa eu ressaltar umas coisas...rs...

Tem pequenos detalhes no carro (que vocês vão perceber) que são originais do carro desde antes da restauração, no qual o Catarino quis que permanecesse original, como o "amassadinho" no pisca cego e o "quebradinho" do número 3 do 3800.

GIANT[/b][/color]

Offline Ronaldomjr

• Diplomata SE
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:10 »
SEM PALAVRAS

E S P E T A C U L A R

ESSE CARRO É A MINHA INSPIRAÇÃO PRO MEU 72

PARABENS MESTRE CATARINO !
C O U P E 72  ( Restaurando 0%llllllllllllllllllllllllllllll    100%)

Offline Julinho

• Opala Pro-mod
  • Pé-de-Pano, meu filhão!
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:19 »
Ainda conseguem achar defeito nisso? rsrsrsrs. São uns brincalhões mesmo. kkkkkk. Meu mestre, mais uma vêz, parabéns! Simplesmente espetacular, com todas as letras. Perfeito! E parabéns pelas fotos e texto Giant, homem de sorte. rsrs

Offline rlaranjo

• Diplomata SE
  • RESPEITEM OS MAIS VELHOS!!!
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:41 »
cara, correu uma lágrima aqui...
Um Fiêt pra agradar o bolso, e um Opala pra esquecer esse desgosto...

Offline GIANT

• SS 4100
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:52 »
cara, correu uma lágrima aqui...

Se eu disse que isso não aconteceu comigo qdo o Catarino me deu as chaves do carro, estaria mentindo....

Ruim foi voltar pra realidade e pegar o meu Renaultzinho depois...rs..
GIANT[/b][/color]

Offline rlaranjo

• Diplomata SE
  • RESPEITEM OS MAIS VELHOS!!!
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:54 »
O, eu moro ali na ZO, avisa o Catarino que se ele vir um doido num jipe gritando "CATARINOOOOO" sou eu!!!!
Um Fiêt pra agradar o bolso, e um Opala pra esquecer esse desgosto...

Offline ..:OPALOCO:..

• Collectors
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:58 »
Sinceramente não tenho palavras, das reformas que acompanhamos aqui, onde nossos colegas nos surpreendem conseguindo trazer de volta à vida alguns exemplares de nosso amado Opala, a do Mestre Catarino me chamou atenção, não pela expectativa do resultado, pois dava pra notar nas fotos que seria realmente espetacular o resultado final, mas pela simpatia do nosso amigo Catarino, sempre receptivo, respondendo à todas as perguntas postadas em seus tópicos, extrema educação em qualquer que fosse o assunto, o que pelo menos em mim rendeu ainda mais um certo carinho pelo veio 71!!!!!!

PARABÉNS CATARINO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que o Véio 71 te traga muitos bons momentos, pois vcs merecem!!!!!

Offline Psicopala

• Comodoro SL/E
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2008, 22:28 »
Que carro Lindo!!! Parece que saiu da GM hoje. Demais.
Opala - esse é o carro!

Offline furreca 6cil

• Comodoro SL/E
  • Ó Deus, em ti confio!
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2008, 01:52 »
Catarino, meus parabéns!!!
Pelo carro (o nome Véio 71 ficou deslocado agora, né?, podia ser Zero 71!!! ) e pela sua enorme generosidade demonstrada em suas intervenções no forum, sempre disposto a compartilhar experiências e dicas com os Amigos Virtuais do Opala.
Você merece esse carro maravilhoso e ele merece um dono como você.
Abraço
Diplo 88
Coupé 72

"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas."

Offline Zambola

• SÓCIO CAO
  • SS 4100
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2008, 07:42 »
simplesmente espetacular!!!!

GustavoRecife

• Visitante
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:56 »

Catarino meus sinceros parabéns...
Acompanhei todos os tópicos dessa sua 'aventura' com seu Véio 71... e o resultado que todos estão podendo ver é excelente!
Parabéns por vários motivos, pela coragem ao adiquirir o carro, pela força de vontade (e $$) para se começar e terminar o carro, por vários outros e por último, mas não menos importante, pelo bom gosto.
Aos olhos dos puristas ou não... o carro está lindo!